Raio frontendizador

Escrevendo e publicando um livro online com github pages e gitbook

Imagem de exibição para "Escrevendo e publicando um livro online com github pages e gitbook"

Oi, galera. Tudo bem? Prontos para escrever um livro?

Muito antes de eu me me considerar um desenvolvedor, quando eu tinha meu 10 anos de idade, já me atraia por literatura e poesia.

E assim como ocorre com o código, a prática de ler muito nos faz querer produzir nossa própria arte.

Acontece que desde 2009, escrevendo esporadicamente junto com um amigo, comecei um blog de poesias chamado versos do mundo.

Resolví recentemente trocar meu blog hospedado no wordpress por um site em formato de livro digital.

O resultado final pode ser conferido no versosdomundo.com.br/livro.

Legal, né? Se quiser saber como eu fiz continua aqui no post.

O que é o gitbook?

Para quem ainda não o conhece, o gitbook é um gerador de sites com base em arquivos markdown, o que o torna muito semelhante ao jekyll. Relembre aqui como criar seu blog com jekyll.

No entanto, diferentemente de outros geradores de site estático, o gitbook foca-se em construir um site com recursos de navegação típicos de livros digitais, como navegação por tópicos, busca por palavras, sumário, possibilidade de alteração de tamanho de fonte e contraste da tela pelo usuário.

Além disso, o gitbook oferece nativamente exportação do conteúdo do livro para pdf e epubi com capa personalizada.

Bom lembrar, que assim como o wordpress, o gitbook funciona de duas maneiras diferentes: como um site em que você pode hospedar seu conteúdo gratuitamente, e como uma ferramenta possível de ser baixada e usada como o usuário desejar.

No meu caso irei utilizar o gitbook apenas como ferramenta, optando pelo github pages para hospedar o conteúdo do meu livro.

Criando um projeto/repositório com github pages

Como explicado acima irei utilizar um repositório do github para hospedar meu livro que deverá ser disponbilizado online através do github pages.

Com essa finalidade a primeira coisa que fiz foi criar uma organização no github, e dentro dessa organização um repositório nomeado como [nomedaorganização].github.io.

No caso como minha organização se chama versosdomundo meu repositório deve se chamar obrigatoriamente versosdomundo.github.io.

Apenas nomeando um repositório dessa maneira, o github já disponibiliza o conteúdo da branch master do meu repositório no endereço http://versosdomundo.github.io.

“Quer dizer que se eu tiver uma organização com nome minhaorganizacao e dentro dela um repositório de nome minhaorganizacao.github.io, o github irá disponiblizar meu repositório online no endereço http://minhaorganizacao.github.io ?”

Exatamente, existem outras maneiras de hospedar seu site no github pages, mas para organizações é assim que funciona!

Continue aqui para a segunda parte do tutorial de gitbook ->